terça-feira, 28 de junho de 2016

Edital para contratação de frete vai levar alimentos a indígenas da região Sul

Conab prevê que edital ocorra dia 4 de julho, por meio de pregão eletrônico
Foto: Ubirajara Machado/Ascom 
O Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA) autorizou edital de contratação de frete para levar 82,1 mil toneladas de alimentos para famílias indígenas nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A previsão da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) é que o edital seja lançado no dia 4 de julho, por meio de pregão eletrônico.

A distribuição será voltada para sete mil famílias indígenas que estão em situação de insegurança alimentar e nutricional em decorrência do inverno rigoroso. A contratação prevê que os produtos sejam levados da unidade armazenadora da Conab no Rio de Janeiro até as Coordenações Regionais da Fundação Nacional do Índio (Funai) de São José e Chapecó (SC) e Passo Fundo (RS). De lá, a Funai providenciará a logística para distribuição dos alimentos para os indígenas da região Sul. O transporte deve ocorrer na segunda quinzena do mês.

Serão transportados arroz, feijão, óleo de soja, açúcar, macarrão e leite em p ó. A maior parte destes produtos é da agricultura familiar, adquirida pela modalidade Compra Institucional do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). O governo federal compra da agricultura familiar e distribui gratuitamente às populações em situação de insegurança alimentar e nutricional.

Os alimentos vão atender famílias das etnias guarani, kaingang e xokleng. “Esses indígenas estão em região de acampamento e em periferias de grandes cidades, com dificuldade de produção e acesso ao alimento, em bolsões de pobreza e concentração de crianças. Os riscos de frio e de geada são grandes. Nossa agenda é de apoio à Funai”, explica a coordenadora geral de Aquisição e Distribuição de Alimentos do MDSA, Hétel dos Santos.

Alimentos a serem transportados:

Produto
Quantidade
Arroz 46,3 mil toneladas
Feijão 13,4 mil toneladas
Óleo de Soja 4 mil litros
Açúcar 9,3 mil toneladas
Macarrão 5 mil toneladas
Leite 4,1 mil toneladas
total 82,1 mil toneladas


Via: E-mail MDS. Esplanada dos Ministérios.
Postagem de Evandro Lopes.

0 comentários


EnviarEmoticon

Próxima Proxima
Anterior Anterior