segunda-feira, 7 de agosto de 2017

Cordeiro à castanha de caju vence melhor prato do Festival Gastronômico de Martins

Um dos pontos altos do 11° Festival Gastronômico foi a escolha do melhor prato do evento, realizado no segundo dia de festa. Para a escolha gastronômica, os jurados avaliaram alguns critérios, como o sabor, aparência, regionalidade, e se os votantes pagariam por aquele prato.
Sete restaurantes participaram da competição, mas apenas dois chegaram a grande final: o Mirante Recanto Alto da Serra, de Portalegre e o Mirante da Carranca, de Martins.
O vencedor foi escolhido de forma unânime, mas ficou na frente apenas pelo critério da regionalidade. A iguaria escolhida foi de um cordeiro, acompanhado de arroz, castanha de caju, do Mirante Recanto da Serra.
Segundo a escolha, o prato foi acertado por causa da grande quantidade de cajueiros na região, além do Rio Grande do Norte possuir o maior cajueiro do mundo, e esse fator conseguiu se sobressair aos demais pratos.
Os jurados tiveram que fazer uma pesquisa sobre os costumes culinário da cidade e da região.
O Chef e responsável pela escolha da iguaria, Jucélio Queiroz, diz que o prato possui qualidade internacional.
“Ganhar esse prêmio me incentiva ainda mais a fazer o que eu mais gosto, que é cuidar da cozinha. Escolhi esse prato por pensar que Portalegre é uma das cidades que tem muita castanha de caju, e as pessoas costumam fazer esse prato, mas temos que pensar na harmonização de bom vinho, de um arroz diferente, então incrementei com um prato regional e também alguns ingredientes árabes, que são pratos com semelhanças”, diz o chefe vencedor.
Fonte: A Serra On Line / Folha Regional.

0 comentários


EnviarEmoticon

Próxima Proxima
Anterior Anterior