sábado, 22 de setembro de 2018

TRE faz eleições simuladas em quatro município potiguares

Teste do sistema eleitoral acontece neste sábado em São José do Campestre, Serra de São Bento, Lagoa D’Anta e Monte das Gameleiras. Mais de 21,7 mil eleitores podem participar.

Urna eletrônica utilizada para votação no Brasil — Foto: Reprodução/EPTV
Urna eletrônica utilizada para votação no Brasil — Foto: Reprodução/EPTV

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) faz neste sábado (22) uma eleição simulada em quatro municípios do estado: São José do Campestre, Serra de São Bento, Lagoa D’Anta e Monte das Gameleiras, todos pertencentes à 15ª Zona Eleitoral. Mais de 21,7 mil eleitores podem participar do teste.
De acordo com a Justiça Eleitoral, os moradores com os direitos eleitorais em dia foram convidados a colaborar com o processo, que tem o objetivo de testar todo o sistema eleitoral, a qualidade da identificação biométrica, o tempo médio de votação e o sistema de transmissão dos dados das urnas eletrônicas.
Para o desembargador Cornélio Alves, corregedor Eleitoral do TRE, este é "o grande teste" antes das eleições de 7 de outubro. As eleições gerais contarão com seis telas de votação e 100% de biometria. "A simulação vai ajudar a Justiça Eleitoral a identificar e corrigir as possíveis falhas”, afirmou.
Foram instaladas 17 urnas em quatro escolas, uma em cada município. O TRE-RN montou uma estrutura para a recepção, coleta e transmissão de dados. 34 mesários participarão do processo que irá escolher, de maneira simulada, os candidatos aos cargos de presidente, governador, senador, deputado federal e deputado estadual. Eles terão nomes fictícios para a escolha dos eleitores.
A votação nos quatro municípios começou às 8h e segue até 15h. Assim que a votação for encerrada, os boletins de urna serão enviados pelos quatro pontos de transmissão para a sede do TRE-RN em Natal e o resultado será proclamado pelo corregedor eleitoral.

G1 RN.

0 comentários


EnviarEmoticon

Próxima Proxima
Anterior Anterior