sexta-feira, 29 de maio de 2020

Instituto Votorantim e BNDES selecionam municípios com maior vulnerabilidade para receber apoio técnico no enfrentamento da Covid-19

Iniciativa em parceria com o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) selecionará até 40 municípios para receber assessoria e mentoria


O Instituto Votorantim e o BNDES lançam hoje a 2ª edição do edital Municípios Contra o Coronavírus, que selecionará até 40 municípios para receber assessoria técnica e especializada para as Prefeituras e para equipes das Secretarias Municipais de Saúde e de Gestão, para apoiá-las no enfrentamento e no gerenciamento dos efeitos da pandemia de Covid-19.

Podem participar as cidades de até 350 mil habitantes das microrregiões listadas como as de maior risco e vulnerabilidade frente à pandemia, conforme estudo realizado pela Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). O recorte de municípios leva em conta esse levantamento, que lista as 41 microrregiões que podem ser atingidas em duas ondas de propagação do coronavírus, considerando aspectos como a localização próxima a aeroportos, a disponibilidade e a distribuição de leitos hospitalares e a vulnerabilidade social e econômica.

As inscrições serão recebidas até 2 de junho, e os municípios serão selecionados considerando aspectos relacionados a disponibilidade de equipe técnica e de gestão para participação na assessoria; estágio das medidas preventivas e de comunicação com as equipes de saúde e com a população; e articulação local, regional e federal no combate à pandemia.

Também serão usados como critérios de priorização para as inscrições recebidas dados relacionados à vulnerabilidade dos municípios em relação à pandemia, de acordo com o levantamento do Índice de Vulnerabilidade Municipal (IVM), criado pelo Instituto Votorantim, que conta com informações relacionadas a: porcentagem de população com mais de 60 anos; cobertura da atenção básica; cobertura da vigilância sanitária; dependência do sistema público; leitos de UTI e leitos normais; e quantidade de profissionais de saúde, entre outros dados secundários.

Os municípios selecionados receberão apoio técnico remoto pelo período de até 4 meses, que pode ser prorrogado conforme necessidade e a disponibilidade de recursos, com especialistas nas áreas de gestão e de saúde. A assessoria atuará em conjunto com o comitê gestor do município para gerenciamento da crise, identificando os principais impactos nas cidades, em função da Covid-19, para a elaboração de soluções para o enfrentamento da pandemia, considerando eixos como governança e gestão da crise; comunicação; vigilância; assistência; e impactos fiscais.

A iniciativa "Municípios Contra o Coronavírus" já atua em quase 90 municípios brasileiros, em 18 estados. As cidades foram selecionadas via edital e por meio de indicação de municípios de influência das empresas investidas da Votorantim, do BNDES e de parceiros, como o Instituto Arapyaú.

A iniciativa faz parte do Programa de Apoio à Gestão Pública (AGP), do Instituto Votorantim e do BNDES, que ganhou a edição especial "Municípios contra o Coronavírus", para atendimento às demandas relativas ao planejamento do enfrentamento à Covid-19. Ao todo, a iniciativa poderá chegar a um investimento de R 4 milhões e atender mais de 150 municípios.

As inscrições para essa 2ª edição do edital são gratuitas e podem ser acessadas no site http://www.institutovotorantim.org.br/municipioscontraocorona/.

Os municípios têm de hoje (29/05) até 2 de junho para se inscrever, e os resultados serão divulgados a partir de 9 de junho. Dúvidas podem ser enviadas pelo próprio site, via formulário.

O projeto faz parte de uma série de ações da Votorantim, suas empresas investidas, do BNDES e de parceiros no combate à pandemia do novo coronavírus. O principal foco são municípios menores, considerando a interiorização da pandemia e a escassez de infraestrutura de saúde nessas localidades, entre outros critérios. No total, a Votorantim, em conjunto com suas as empresas investidas, já realizou iniciativas que somam R 150 milhões.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Parceiro MAGALU